Policial

Condutor sem CNH foge da PM e é detido após perseguição em Francisco Beltrão

Durante a fuga o condutor ultrapassou 140 km/h em perímetro urbano

Foto: PM
Foto: PM

Por volta das 20h00 desta sexta-feira (06), a equipe do Pelotão Trânsito de Francisco Beltrão realizava patrulhamento de rotina quando visualizou uma motocicleta Kawasaki/Ninja, de cor branca,, cujo sistema de escapamento apresentava ineficiência no silenciador, resultando em ruído excessivo e consequente perturbação do sossego público.

Diante da infração constatada, a equipe decidiu proceder com a abordagem, utilizando sinais sonoros e luminosos. Contudo, o condutor desobedeceu às ordens de parada, acelerando bruscamente e empreendendo fuga. Em razão da evasão, foi iniciado o acompanhamento tático. Embora o limite regulamentar da via fosse de 40 km/h, foi necessário transitar acima dele, chegando-se a atingir a velocidade de 140 km/h para manter o acompanhamento da motocicleta.

Durante a fuga, o condutor transitou diversas vezes pela contramão de direção, forçando ultrapassagens e obrigando veículos a desviar da pista de rolamento, gerando alto risco de sinistro de trânsito. Ainda em fuga, o condutor passou em alta velocidade em frente ao Colégio Sesc e à Universidade Unisep, colocando em risco não apenas os demais condutores, mas também pedestres que se encontravam nas imediações das referidas instituições de ensino.

O acompanhamento prolongou-se até o bairro Jardim Floresta, onde o condutor freou bruscamente, resultando em colisão da viatura na traseira da motocicleta. Com a queda, a equipe obteve êxito na abordagem. Em consulta aos sistemas informatizados, verificou-se que o mesmo não possuía CNH.

Durante diálogo com condutor, o mesmo relatou que empreendeu fuga por estar em processo de obtenção da CNH, demonstrando receio de ser abordado nessa condição. Em razão da queda sofrida durante a tentativa de fuga, foi-lhe questionado se necessitava de atendimento médico. A equipe policial militar se prontificou a encaminhá-lo até a UPA ou, se necessário, acionar uma equipe Samu, no entanto o condutor afirmou estar bem, em plenas condições físicas e sem apresentar quaisquer sinais de dor ou lesão aparente.

Já no cartório do 21º BPM, foi-lhe indagado se havia consumido bebida alcoólica, ao que respondeu negativamente. Em seguida, foi realizado o teste do etilômetro, utilizando o aparelho da marca Elec, modelo BAF, cujo resultado foi 0,00 mg/L, descartando a ingestão de álcool.

Diante dos fatos, a motocicleta foi removida ao pátio da 30ª Ciretran. Em razão das infrações cometidas, quais sejam: desobediência, direção perigosa de veículo automotor e condução gerando risco de dano, o condutor foi encaminhado, no compartimento destinado ao transporte de presos, ao cartório do 21º Batalhão de Polícia Militar para a lavratura do respectivo Termo Circunstanciado.

Fonte: PM

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis