
Na última sexta-feira (06/06/2025), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) recebeu informação de que, no bairro Pinheirão em Francisco Beltrão, três cachorros haviam sido abandonados em uma residência, os quais estariam sem alimentos e sem água, além da ausência dos demais cuidados mínimos necessários a qualquer animal.
Objetivando aferir a veracidade das informações, Policiais Civis prontamente se deslocaram até o local, onde verificaram que os cães encontravam-se no interior do terreno da residência, a qual estava em visível estado de abandono, inclusive com grande acúmulo de lixo no pátio.
Os cachorros apresentavam aparente estado de desnutrição, não tendo sido constatado o fornecimento de alimentos. Em relação ao fornecimento de água, foram encontrados recipientes que aparentemente armazenavam água da chuva, mas os potes estavam repletos de larvas e bolores.
Em conversa com vizinhos, estes informaram que os moradores apenas esporadicamente apareciam na casa, sendo que os moradores próximos é que estavam cedendo alguma forma de alimentação aos animais.
Neste contexto, a PCPR solicitou o apoio do Centro de Zoonose que prontamente atendeu ao chamado. Um veterinário do aludido órgão compareceu ao local, prestando os cuidados iniciais, bem como - diante da nítida situação de maus tratos - os animais foram recolhidos para tratamento.
Vale destacar que o abandono de animais é crime previsto na Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu artigo 32, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da nova guarda de animais. Além disso, caso ocorra a morte do animal por causa do abandono, que é considerado uma forma de maus tratos, a lei prevê que a pena seja ainda mais severa e aumentada de um sexto a um terço.
Fonte: Polícia Civil